Mercado interno sente impacto de maior oferta e baixa liquidez; exportações também recuam
Os preços do açúcar cristal abriram o mês de junho em queda, pressionados por maior oferta e ritmo lento de negociações, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Entre os dias 2 e 6 de junho, a média do Indicador Cepea/Esalq para o cristal com cor Icumsa entre 130 e 180 foi de R$ 133,22 por saca de 50 kg, queda de 0,98% em relação à semana anterior. Em maio, a desvalorização acumulada foi de 7,2%.
O recuo nos preços também foi influenciado pelo aumento da disponibilidade de açúcar de menor qualidade, que tem registrado maior liquidez. Na última semana, esse tipo de produto foi negociado a um valor médio R$ 16,00 inferior ao do açúcar padrão, pressionando ainda mais o mercado.
Exportações em retração
No cenário externo, os embarques também apresentaram queda. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Cepea, apontam que o Brasil exportou 2,257 milhões de toneladas de açúcares e melaços em maio — retração de 19,6% frente ao mesmo mês de 2024.
No acumulado de 2025 (até maio), as exportações somam 9,526 milhões de toneladas, volume 29,6% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.